segunda-feira, fevereiro 28, 2005

O estado fascista, o estado comunista, o estado de direito...e o estado a que as coisas chegaram

Um colega nosso partilhou a sua experiência. Eu penso que ilustra bem a gravidade das condições de trabalho a que chegámos. Hoje é este nosso colega, amanhã posso ser eu...

"Gostava de aqui expôr a situação q atravesso há 4 meses. Trabalho como Webdesigner numa empresa nova só de Webdesign, tanto eu como os meus 2 colegas estamos num impasse deveras extraordinário, em 7 anos de experiência profissional nunca semelhante caso me havia acontecido.

Assim, além de todo o software aqui utilizado para produção e edição ser inteiramente pirateado e "cracado" (o q já é costume[?] na maioria das empresas, aqui aponto o dedo à fiscalização e inspecção das empresas!), devo adicionar questões n menos graves como a falta de limpeza no local desde quando para cá entrei, falo do chão, secretárias, máquinas e janelas por limpar, a ausência desde sempre de toalhas ou papel para limpar as mãos, chegando nesta altura ao ponto de há mais de um mês n existir sabonete para lavar as mãos e sem dúvida mais grave ainda, a falta de papel higiénico, aproveito para salientar o estado lastimável do WC por limpar desde q o conheço (faz + de 4 meses relembro). Como se todos estes não fossem suficientes, o problema maior coloca-se quando a ausência do patrão é total, ou antes, a presença do patrão resume-se a cerca de meia-hora cada 15 dias. Acrescendo a situaçao de que desde há 2 meses que nada se produz nesta empresa, já q não nos foi entregue qualquer trabalho q justifique a presença de 2 criativos e 1 programador 8 horas por dia 5 dias por semana. Para agravar mais ainda a situação qualquer um de nós os 3 não tem qualquer vinculo legal à empresa, não!, nem recibos verdes são entregues (no mínimo estranho, ou será burro?), apenas o programador recebeu este mês o seu primeiro recibo e mesmo pressionando a entidade empregadora ainda não viu o seu contracto em vias de facto.

Perante toda esta inconsistência empresarial e instabilidade dos trabalhadores falta dizer q todos os pagamentos têem sido cumpridos mais ou menos por inteiro e/ou a horas, sendo que dois deles por transferência bancária, um por numerário e outro por cheque, hoje aguardo ainda na ignorância de como e quando será feito o pagamento do mês de Fevereiro que finda.

Finalizo a exposição desta realidade não menos triste do que quando a comecei salientando que estamos em pleno centro de Lisboa numa das avenidas mais concorridas da cidade ocupando um andar elvado num dos mais recentes prédios das redondezas."

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Com tantos defeitos, não sei o que ainda aí fazes ?
E tás a pedir fiscalização para o software pirata ? Sabes as consequências ? Máquinas apreendidas, faltam máquinas... no dia seguinte estás na rua. Não tens contracto ? As contas até são simples... não levas nada.

11:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home