quarta-feira, janeiro 05, 2005

As coisas não mudam, se não as fizermos mudar.

A metodologia de rentabilização das empresas através da exploração dos trabalhadores não é nova e muito menos relacionada com a progressão de carreira dos informáticos.

Estamos numa fase de mudança e estas metodologias de trabalho têm de desaparecer, pois a longo prazo não beneficiam nem os trabalhadores, nem os empresários e nem a economia nacional. Uma vez que é uma politica que nos aproxima de paises que baseiam a sua economia na mão-de-obra barata e explorada como a China e nos afasta de paises com um bom nivel de vida da população como a Suécia que investem na inovação para se imporem no mercado.

Outras profissões quando apareceram também se debateram com os mesmos problemas, até se unirem como classe e reinvidicarem os seus direitos. Os direitos que reinvidicamos para os informáticos são consagrados pela constituição e não são mais, nem menos do que os dos outros trabalhadores. O trabalho mais dificil já foi feito pelos nossos antepassados.

A falta de união da classe faz com que cada um de nós seja explorado individualmente e se sinta impotente, e até mesmo conformado com a sua situação de trabalho, uma vez que a vê reflectida nos seus colegas. Infelizmente, o individualismo é uma caracteristica da nossa profissão.

As coisas não mudam, se não as fizermos mudar.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente ideia....

"Dizem-nos sempre que o tempo muda as coisas mas, na realidade, temos mesmo de ser nós a muda-las." Andy Warhol.
Acho que esta frase ilustra bem a situação em que vivemos.

Os problemas são comuns e são sempre os mesmos, pelas pessoas que conheço e com quem tenho falado, não há grandes variações de empresa para empresa, mesmo no Estado, onde a fama é ainda maior e o proveito não é nenhum, as dificuldades são as mesmas em todo o lado, e o que se faz para as combater??.... NADA. Enquanto a regra for o "deixa andar...", nada vai mudar e vamos continuar a ser "entalados".
Também sei que é fácil falar e depois no terreno, toca a "baixar a calcinha..." mas acho que é com iniciativas deste tipo que se pode começar algo de construtivo e que quem sabe até talvez dê frutos....

Vamos à luta.

NS

3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho a ideia base excelente, mas gostaria de esclarecer algumas dúvidas. O projecto de sindicato é mesmo um projecto, ou vai-se ficar pelo blog? Há um plano concreto de criação do sindicato, com um grupo de pessoas, e se sim quem são e de que forma se pode contribuir? Não seria boa ideia a criação de uma plataforma de colaboração mais completa e "institucional" do que um blog? E esta ideia de sindicato, pressupõe filiação partidária?
Esperemos que este "plano" não surja de dissabores temporários entre pessoas e entidades patronais, mas sim da crença legítima de que se podem melhorar as condições de trabalho e diginificação da profissão. Caso seja essa a vossa intenção, contem com o meu apoio/colaboração em tudo o que eu puder.

9:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, no que costuma ser uma vertente dos sindicatos, já pensaram em ter um seguro de responsabilidade civil específico?

5:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home