sexta-feira, janeiro 07, 2005

Olha que há sempre alguém para o teu lugar...

A ideia de que existe sempre alguém pronto para entrar para o teu lugar, e que até trabalharia mais com menos regalias, é uma forma de pressão infundada na nossa área. Mas, que tem resultado até agora, tanto que tenho ouvido esta frase dezenas de vezes da boca dos nossos colegas. Haver, há. De facto, ninguém é insubstituível. Só que substituir um trabalhador especializado acarreta grandes encargos para a empresa.

Perder um informático é sempre prejudicial para uma empresa devido à complexidade e diversidade da área. A não ser que a empresa não use computadores. "Alguém" que for pegar no trabalho que foi abandonado, só vai atingir o nível de produtividade da pessoa que foi dispensada quando tiver a sua experiência. Entretanto, a empresa tem de lhe pagar. Existe também um grande factor risco para a empresa, porque embora por vezes se esqueçam, estamos a lidar com pessoas, e não existe nenhuma garantia de que o substituto consiga fazer o trabalho da pessoa que saiu. No caso de um projecto, a perda de uma pessoa numa fase avançada do mesmo, compromete o cumprimento dos prazos estabelecidos, principalmente na área de Informática em que as equipas são normalmente pequenas.

Na fase de integração de um novo trabalhador, que pode ser maior ou menor consoante a complexidade das suas funções, a sua produtividade é zero, logo causa prejuízo à empresa.

Existem áreas em que é muito difícil encontrar emprego e infelizmente essas pessoas sujeitam-se ao que conseguem arranjar.
Mas este não é o caso da Informática, basta abrir o jornal.
Se somos explorados é simplesmente porque deixamos que nos explorem.


Eu nunca ouvi um empresário dizer directamente: "Se quiseres vai-te embora amanhã, tenho cá outro para fazer o teu trabalho". Mas é uma ideia implícita que passa para que nos sujeitemos a tudo. Que passa também através da televisão, dos jornais, dos discursos dos nossos políticos. Cada um de nós tem de se abstrair destas influências e pensar, o que é que acontecia se eu amanhã não viesse trabalhar?

O que é que acontecia se amanhã não viessem trabalhar todos os informáticos?




6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Eu nunca ouvi um empresário dizer directamente: "Se quiseres vai-te embora amanhã, tenho cá outro para fazer o teu trabalho". "

Olha, eu já. E fui, e no dia seguinte lá estava o substituto. Um mês depois o "empresário" pedia por tudo para eu voltar. Mas um gajo tem o seu orgulho, e outros projectos para seguir.

6:48 da tarde  
Blogger hugo besteiro said...

ainda ha uns dias me lembrei disso.. tive a pensar... uma greve do "sector" em grandes empresas era um verdadeiro estado de sítio... das pessoas que trabalham em secções / departamentos de informática quem é que não sabe as dezenas de chamadas recebidas por dia para resolver problemas...

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Ninguem e insubstituivel..."
Nao se pode acabar com esta frase, mas e essencial que se reduza a frequência da sua utilização.
Greve geral ja! E basta esta ameaça.

5:46 da tarde  
Blogger VG said...

Uma coisa que este Blog podia ter como linha de rumo, era fazer um estudo, de quantas empresas e trabalhadores das TIs existem em Portugal e em que areas.

Existe um sitio na web que têm um bom referencial sobre as empresas, embora não tenham o número de trabalhores.
http://semanainformatica.xl.pt/qq/empresa.shtml

11:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A mim aconteceu-me estar demasiado cansado, pedi para contratarem alguem para me ajudar, afinal eu estava a fazer o trabalho de 14 informáticos (a quantidade da mesma empresa em Lisboa). Não aceitaram e disseram: "Quer ir embora, vá, nós substituimo-lo. Não existe ninguem insubstituível..."
Demiti-me, contrataram 1 Informático novo, como não resultou, contrataram mais um... foram-se embora por acharem demasiado trabalho, a empresa ainda tentou contratar mais ao longo de um ano... acabaram por ter alguem da empresa de Lisboa, mas não aguentou... em 2 anos a empresa no Porto quase fechou, agora limita-se a 1 Escritorio com informática mínima. As empresas, infelizmente acham que ameaçando um bom funcionário levam a melhor... não aprendem... é a política do nosso país... calcar bem os que estão mais a baixo.

Pedro - Porto

8:29 da tarde  
Blogger L'enfant Terrible said...

Engraçado. Fiz um post sobre a informática no dia 31 de Dezembro no meu blog. Consultem e digam qq coisa, acho que se enquadra por aí pelos vossos escritos.

3:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home