quinta-feira, julho 21, 2005

Criar um sindicato dos informáticos!

A necessidade parece ser reconhecida.

A vontade também.

Mas a acção não...

Em conversa com amigos pertencentes a sindicatos e advogados já obtive informações informais sobre como formar o sindicato.

Em suma forma-se uma comissão, definem-se os estatutos do sindicato que podem muito bem ser adaptados de estatutos de outros sindicatos já existentes e cria-se o sindicato no Ministério do trabalho.

Está formado! E agora?

Como um amigo meu disse: qual é a força de um exército que não tem soldados?

É necessário que existam sindicalizados que paguem as cotas. Que as paguem sempre, não apenas quando o azar lhes bate à porta.
Enfim, é necessário um espirito de classe, de entre ajuda, de solidariedade.

Valores pouco presentes na nossa classe profissional, e infelizmente, também na sociedade.

É preciso que o sindicato depois de formado tenha 10 coisas essenciais:

1. Um nucleo de pessoas empenhadas na sua organização e gestão, dispostas a trabalhar e a fazer sacrifícios para um bem comum.
2. Sindicalizados, e consequentemente dinheiro. Para divulgação, acções de formação, criação de bolsas de emprego, avenças com advogados, etc.

Há voluntários?

A criação do sindicato em si, não vai resolver os problemas de ninguém. A união é que vai. Com união a maior parte dos problemas até poderiam ser resolvidos dentro das organizações, sem qualquer intervenção externa.

Os sindicatos em si como todas as organizações não existem.

Ouço dizer "Criem um sindicato", "Os sindicatos isto e aquilo", "Era mesmo bom que criassem um sindicato"...

Os sindicatos são criados pelos trabalhadores. Temos é de nos organizar.
Conseguimos fazer sistemas que organizam a vida de milhões de pessoas e não conseguimos organizar um grupo de pessoas para defender os nossos direitos.

Com a criação do blog, deixámos de responsabilizar os outros e esperar que alguém faça alguma coisa.
O nosso objectivo por agora é reunir o exército, este é o sítio, ainda que virtual onde nos vamos unindo.
Divulgem a ideia. Criem links nos vossos sites para este singelo blog.

Leiam a legislação sobre o código do trabalho. Vão ver que é mais simples que a maior parte das documentações que lemos todos os dias.

Contactem o ministério do trabalho para esclarecerem dúvidas. Usem contactos pessoais.

E todos são livres de partilhar os conhecimentos obtidos neste blog.

Vamos lá deixar de chorar a nossa sorte e esperar que os outros façam e começar a fazer algo.

Os sindicatos são criados pelos trabalhadores e para defender os trabalhadores.

Se os actuais defendem cores políticas, instigam guerras entre classes e fazem greves para criar fins de semana prolongados, vamos começar um de novo.

Sem podres...

8 Comments:

Blogger pealmasa said...

Olá.
Fiquei realmente admirado por ver esta iniciativa, algo que eu já algum tempo vinha dizendo a colegas de profissão de informática. Agora penso que os trabalhadores de informática não precisam apenas de um sindicato. Precisam sim de uma associação ou ordem, tal como a ordem os advogados ou médicos, de forma a regularem certas actividades informáticas, dar maior credibilidade à profissão, união (como referiu), formação. Algo que contribuisse para um maior estatuto, maior responsabilidade da profissão informática e essensialmente uma maior acreditação.

12:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É só falatório, vocês nunca serão niguém e o Sindicato dos Informáticos nunca vai existir porque simplesmente existem demasiadas pessoas a falar disso e ninguém a fazer. Você que estar a ler isto confortávelmente na cadeira de escritório não vai formar sindicato nenhum. E mesmo que isso aconteça, não estou a ver nenhum dos meus trabalhadores de Outsourcing a juntar-se a vocês. Pura e simplesmente nenhuma das empresas de informática e desenvolvimento de software vai nas vossas cantigas. A minha de certeza que não vai. E qq um que se chegue a mim com pedidos sindicalistas vai para a rua, pq encontro logo meia-dúzia que fazem o mesmo pelo mesmo ou menos salário.

Meninos, vão mas é brincar aos joguinhos de PC e deixem os negócios a quem sabe.

3:34 da tarde  
Blogger Daniel G. said...

Será que este comentário foi só para nos provocar? A infantilidade do discurso revela que esta pessoa não está ou não deveria estar à frente de uma empresa.

Se temos aqui um "patrão à antiga" é curioso ele ter-se dado ao trabalho de escrever no nosso blog para nos deitar abaixo.

Alguém começa a ter medo...

3:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora, ora, Sr. Guilherme Silva!Tão mau feitio pela manhã!!Mandar alguém para a rua por causa de sindicalismos??Aconselho-lhe dois textos que, pelos vistos, ainda não leu: a constituição portuguesa e o código do trabalho.Talvez jogando alguns jogos de PC aprenda alguma coisa sobre empregabilidade. É com comentários como o seu que aparece a força para continuar. O meu muito obrigado por isso. Cumprimentos

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tiro nos joelhos ao Guilherminho, era o que o fazia ter tempo para pensar, pensar...

1:44 da tarde  
Blogger Ricardo de Sousa said...

estava a fazer uma pesquisa para constituir um sindicato e deparo com o vosso blog, gostei da vossa ideia por ser inovadora. E se realmente voces querem levar esta ideia para a frente hoje mesmo iremos constituir este sindicato naquilo que depender de mim, faço tudo o que tiver ao meu alcance.
hras32@hotmail.com

5:18 da manhã  
Anonymous Lagrenge said...

Crie-se antes a Ordem dos Informaticos Portugueses... assim pode-se definir legalmente as condições de acesso a Profissão e acabar de vez com a oferta de fraca qualidade por "profissionais" não qualificados.

necessitarem de ajuda digam... tenho ampla experiencia em materias associativas

é so mandar mail lagrenge[at]gmail.com

9:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que sim continuem a lutar pelos vossos direitos, e a cima de tudo pelos vossos postos de trabalho.
Parabéns pela iniciativa

activista

3:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home