domingo, dezembro 05, 2010

Pagam sempre os mesmos

PS, PSD e CDS votaram contra a proposta do PCP para tributar dividendos distribuídos antecipadamente por algumas empresas tal como a PT, Portucel, Jerónimo Martins e Semapa. O objectivo destas empresas é unicamente não pagar impostos. O Primeiro-ministro e o ministro das finanças esperavam que estas empresas não fugissem à sua obrigação social, principalmente num período de crise que afecta tantas pessoas. Contudo, verificando agora que o caminho traçado por estas empresas é o da fuga fiscal, nada fizeram para o contrariar. Aliás votaram contra a proposta do PCP e não apresentaram nenhuma alternativa.
Foram vários os deputados socialistas que se solidarizaram com esta proposta. "Não é ilegal, mas é uma clara manifestação de falta de solidariedade nacional. Sobretudo porque a PT só teve esses dividendos devido à intervenção do governo através da golden share", disse o deputado socialista Eduardo Cabrita. O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, até ameaçou que se demitiria da liderança do grupo parlamentar caso a maioria dos deputados decidisse votar a favor do diploma do PCP. Mal vai esta democracia.
A justificação mais repetida e deveras brilhante que ouvi para que estas empresas não paguem impostos, foi que elas precisam de dinheiro para investir e criar mais emprego. Já pagam muitos impostos. E as pessoas não pagam muitos impostos? Deviam pensar que se os trabalhadores não tiverem dinheiro, não compram e logo as empresas não vendem. Se não vendem, os seus lucros decrescem e o mais provável é despedirem pessoas. Não é por acaso que vamos entrar em recessão no próximo ano. Os sacrifícios têm de ser repartidos por todos e todos concordam com este postulado. Infelizmente os nossos líderes mostram uma opinião diferente na hora da verdade.

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Inicialmente ainda pensei que este blog tivesse alguma coisa a ver com informáticos/informática, desafios na administração publica, melhorias de procedimentos, etc, etc. Mas afinal isto é um blogzeco sindical com paleio que não interessa a ninguém. Daquela malta com a quarta classe que passa o dia a coçar o tomate esquerdo e que é sempre a mais revoltada. Sindicato dos informáticos? Há cada uma..epá..vão trabalhar

4:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente com o Anónimo em cima

5:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como informático, tenho vergonha deste "sindicato" que não é mais que um sindicato do crime e da perguiça. basta ler este artigo para perceber que só um idiota chapado se juntaria a esta gente. enfim. cambada de cretinos.

ainda hoje ouvi um destes cretinos afirmar q portugal tinha 5 milhões de funcionários publicos e q, coitadinhos, iam sofrer mto pq iam receber menos 50 euros se recebessem 1500.

vão mas é trabalhar. eu ganho 1000 brutos e faço o triplo de vocês. e mesmo com este valor já ganho bem mais q mta gente em portugal.

gente essa q só não ganha mais por causa de gente como vocês, sindicatos, que só querem é dar cabo da economia para as pessoas continuarem a pagar o dizimo aos vossos lideres cretinos.

quem não conhece o carvalho da silva q o compre. ou melhor, quem n o conheço, já o compra todos os dias, dá o dizimo ao sindicato...

5:41 da tarde  
Blogger Paulo Abreu said...

O dividendo é tributado em sede de IRS (ou IRC no caso de sócio / accionista ser um sociedade comercial). A retenção é feita na fonte.

Quem lê este tipo de notícia, claramente com conotação política, fica com a ideia de que as empresas distribuem dividendos aos sócios / accionistas (conforme o caso) sem que com isso haja qualquer imposto sobre o rendimento.

6:16 da tarde  
Blogger Miguel Costa said...

Já entrou em vigor as novas regras no orçamento do estado para os cortes no abono de família, nos apoios sociais e no subsídio de desemprego, mas não para o pagamento de impostos sobre os dividendos. Há alguma razão para que as regras do orçamento de estado não entrem todas em vigor ao mesmo tempo? Se existe clarifiquem-me com argumentos e dados. Não com insultos.

Sobre os impostos que dizem pagar, a maior parte é tributado em sedes fiscais como a Holanda que têm regimes fiscais muitíssimo favoráveis. Sabem quanto pagou a PT o ano passado em impostos? Sabem quanto pagaram pela mais-valia com a Vivo? Se não sabem informem-se, mas não sejam ingénuos.

Quero também dizer mais uma vez, que este blog é uma iniciativa para a discussão dos problemas da nossa classe. Se tivermos menos condições para o ano porque a PT e outras empresas não pagam os seus impostos, então considero isto um problema que nos afecta a todos. Mas não queremos só discutir problemas. Queremos encontrar soluções. Por isso se querem discutir outros problemas e apresentar as vossas soluções então por favor apresentem. Precisamos de massa crítica. Teremos todo o gosto de publicar no blog e discutir o assunto entre todos. Mas se quiserem criar outros blogs para discutir estes assuntos também terão todo o nosso apoio e divulgação. O importante é todos melhorarmos enquanto informáticos.

10:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o que foi falado aqui e têm todo o meu apoio. "Vão trabalhar" mostra o nível de discussão destas pessoas ou pessoa, porque me parece que os anónimos são todos o mesmo. Não apresentaram um dado que contrarie o que foi escrito. Se têm ideias mostrem. E se ganham 1500 brutos e trabalham tanto, continuem assim sozinhos que ainda vão trabalhar muito mais e receber muito menos.

9:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

xistem noutras classes e que albergam tudo quanto é xulo e nulidade.
Útil seria utilizar o blog para questões mais importantes. Tendências, boas práticas, informática na administração publica, confidencialidade de dados, etc,etc. Essas sim, são questões que melhoram a qualificação e se podem reflectir no país.

11:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ora um sindicato é justamente o que não faz cá falta nenhuma! Já chegam os que existem noutras classes e que albergam tudo quanto é xulo e nulidade.
Útil seria utilizar o blog para questões mais importantes. Tendências, boas práticas, informática na administração publica, confidencialidade de dados, etc,etc. Essas sim, são questões que melhoram a qualificação e se podem reflectir no país.

11:29 da manhã  
Blogger AG said...

Se o autor do post não compreende o impacto que teria na imagem de Portugal aos olhos dos investidores (nacionais ou estrangeiros) com a aprovação da proposta do PCP, então certamente que não vou ser eu a conseguir convencê-lo. No entanto, ao invês de pedir tanta solidariedade e sacrificio para pagar impostos, porque não fazer o contrário? Que tal pedir solidariedade e sacrificio ao Estado para parar de gastar tanto e de nos aumentar os impostos? Ou será que já exportamos Simplex e Burocracia para gerar crescimento económico? Boa sorte com este blog inutil, que não só de conceito é imbecil "Sindicato dos Informáticos" como os temas aqui retratados pouco ou nada tem a haver com o tópico.

1:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estes Anónimos querem é que as empresas não paguem nenhum imposto para nós pagarmos tudo. Aí sim a economia ia de vento em poupa. Já agora baixem os salários e aumentem o as horas semanais para 80. Cheira-me que vocês não são trabalhadores ou não estavam com esta conversa da treta. As empresas vão ter de pagar sobre os dividendos para o ano. Os investidores já perceberam. Não pagarem agora não vai mudar nada. Dá má imagem é as empresas fugirem aos impostos. Todos sabem que temos de cortar em muito sitio. Grande novidade génios. Mas se as empresas não pagarem vamos ter de cortar muito mais. Ou não? Será que não pagarem vai trazer muito mais riqueza ao país? Acordem para a realidade ou senão estejam calados.

4:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, eu chamo-me João Jerónimo, e sou estudante de informática (mais concretamente, engenharia informática) no IST.
Eu tenho partido e tenho o hábito (não sei se bom ou se mau) de concordar sempre com os sindicatos.
Enerva-me epicamente que as pessoas, às vezes trabalhadores dedicados e explorados, que se fartam de trabalhar para no fim ganharem cada vez menos, digam que os sindicatos não servem para nada. Que essas pessoas não estejam dispostas a lutar por nada, é um direito que têm, mas ao menos não passem a vida a atacar quem está disposto a lutar.
É que, caso não saibam, já houve tempos em que não existia salário mínimo, nem limites legais ao horário diário de trabalho, nem direito a férias, nem regras básicas de segurança no local de trabalho. Se não fossem os malandros dos sindicatos, ainda vivíamos assim.
Durante a ditadura fascista que existiu antes do 25 de Abril, os trabalhadores agrícolas do Alentejo eram contratados a dedo num local chamado praça da jorna, e os donos dos campos contratavam propositadamente o menor número possível de pessoas para poderem empurrar as remunerações para baixo. Obviamente, eles só podiam fazer isso porque tinham o seu próprio "sindicato" (um cartel).

É claro que nenhuma organização, nem partido nem sindicato, é perfeita, porque infelizmente as pessoas não são totalmente transparentes (e há até que faça os possíveis e os impossíveis para ser o menos transparente possível), mas também ninguém, nem os sindicalistas, diz que assim é.
A verdade é que os sindicatos são associações abertas à participação dos trabalhadores, e quem os quiser tornar mais independentes pode lutar livremente por essa independência. Os militantes dos partidos, por serem em geral pessoas mais informadas, são frequentemente as primeiras a avançar para criar sindicatos. Mas é claro que para o sindicato estar realmente ao serviço dos trabalhadores, precisa de ter gente de diversas opções políticas, e sobretudo pessoas sem partido.

O que eu sei é que pôr os trabalhadores uns contra os outros é errado errado errado. É a concorrência que lixa os salários e as condições dos trabalhadores, ou ainda não se deram conta disso?

Lutar para garantir a independência das organizações dos trabalhadores sim; insultar e atacar os outros não.

10:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Onde posso encontrar informação (discussão) sobre a progressão na carreira de informática na função pública?
Já existe algum sindicato de informática?

5:59 da tarde  
Blogger olitree said...

Viva Miguel agradecia que entres em contacto comigo, pois gosta de fazer-te umas perguntas.

olitree@gmail.com

Obrigado

2:12 da tarde  
Anonymous Packers And Movers Mumbai said...


Nice blog.. thanks for sharing a nice blog.. its very interesting and useful for me....please visit my website i assure you that it will benefit you.
Packers And Movers Mumbai

12:14 da tarde  
Anonymous voicemail marketing said...

Straight2voicemail is a technology, which unlike other products, allows you to automatically leave a voice message in your customer’s voicemail inbox, this gives the appearance that you tried to call them personally.

10:21 da manhã  
Blogger Moving Solutions said...

Hiring packers and movers in Gurgaon is not too hard if you take help of the best moving professionals. Best movers and packers Gurgaon assist with their skilled and trained team to pack, load, unload and unpack your belongings.
So be aware and hire the best mover packer to save your valuables.
packers and movers Gurgaon
packers and movers Gurgaon Charges

11:48 da manhã  
Blogger Miguel Angelo said...

Estou interessado. Podemos unir esforços.

6:04 da tarde  
Blogger Miguel Angelo said...

Miguel podes enviar um e-mail para miguel angelo 2022 @gmail.com (sem espaços no meio)?
Tenho estado a avançar com isto e necessito de ajuda.
Obrigado.

6:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home