domingo, dezembro 05, 2010

Pagam sempre os mesmos

PS, PSD e CDS votaram contra a proposta do PCP para tributar dividendos distribuídos antecipadamente por algumas empresas tal como a PT, Portucel, Jerónimo Martins e Semapa. O objectivo destas empresas é unicamente não pagar impostos. O Primeiro-ministro e o ministro das finanças esperavam que estas empresas não fugissem à sua obrigação social, principalmente num período de crise que afecta tantas pessoas. Contudo, verificando agora que o caminho traçado por estas empresas é o da fuga fiscal, nada fizeram para o contrariar. Aliás votaram contra a proposta do PCP e não apresentaram nenhuma alternativa.
Foram vários os deputados socialistas que se solidarizaram com esta proposta. "Não é ilegal, mas é uma clara manifestação de falta de solidariedade nacional. Sobretudo porque a PT só teve esses dividendos devido à intervenção do governo através da golden share", disse o deputado socialista Eduardo Cabrita. O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, até ameaçou que se demitiria da liderança do grupo parlamentar caso a maioria dos deputados decidisse votar a favor do diploma do PCP. Mal vai esta democracia.
A justificação mais repetida e deveras brilhante que ouvi para que estas empresas não paguem impostos, foi que elas precisam de dinheiro para investir e criar mais emprego. Já pagam muitos impostos. E as pessoas não pagam muitos impostos? Deviam pensar que se os trabalhadores não tiverem dinheiro, não compram e logo as empresas não vendem. Se não vendem, os seus lucros decrescem e o mais provável é despedirem pessoas. Não é por acaso que vamos entrar em recessão no próximo ano. Os sacrifícios têm de ser repartidos por todos e todos concordam com este postulado. Infelizmente os nossos líderes mostram uma opinião diferente na hora da verdade.