quarta-feira, novembro 24, 2010

Porque faço greve?

Porque faço greve? Faço para exigir respeito pelos trabalhadores. Faço para mostrar o meu descontentamento. Faço para mostrar que não concordo com a redução de salários em 5% e aumento de 2% no IVA. Para mostrar que não concordo com todos os cortes que foram feitos na educação e saúde. Compreendo que é necessário um esforço para ajudar o país, mas este tem de ser repartido por todos. Porque continuam a espremer cada vez mais os trabalhadores e permitem avultadas fugas de impostas a grandes empresas? Vejam o caso da PT, Portucel e Jerónimo Martins que vão antecipar o pagamento de dividendos para não pagar impostos. Porque não criam legislação para evitar isto? Porque é que a PT não pagou os 570 milhões de euros de impostos sobre a venda da Vivo. Porque é permitido que as empresas tenham sede em países como a Holanda para terem as isenções fiscais desses países e não pagarem impostos sobre os lucros nos países de origem. Porque é que a lei está cheia de buracos fiscais aprovados pelos sucessivos governos que beneficiam os grupos económicos? Porque é que os bancos como o BES, BCP e BPI pagaram menos 30%, 58% e 108.5% de impostos, apesar de terem subido os lucros em 12.4%, 22% e 10.8%, respectivamente? Porque é que os bancos pagam uma taxa de IRC entre 5% e 15% e as empresas 25%? Isto faz algum sentido? Foram os bancos que originaram esta crise e ainda são beneficiados!
Mas o meu descontentamento estende-se à maior percentagem de desemprego de sempre em Portugal de 10.9%. O desemprego afecta 609 mil portugueses. E muitos dos que têm emprego são com contratos a recibo verde ou através de empresas de recursos humanos para que possam ser despedidos de um dia para o outro sem qualquer justificação. Contudo, o pior de tudo é ver que o país vai sem direcção. Os nossos políticos conseguiram que Portugal tivesse o terceiro menor crescimento económico do mundo na última década (6,47%), ganhando apenas à Itália (2,43%) e ao Haiti (-2,39%), numa lista de 180 países publicada pelo El País com base em dados do FMI. Porque é que estes políticos não são responsabilizados criminalmente por má gestão? Era difícil fazer pior!
Estas são algumas das minhas razões para fazer greve. Acredito que se todos os que criticam este governo fizessem greve, hoje poderíamos mudar algumas destas injustiças.

domingo, novembro 14, 2010

A Google dá um aumento de 10% e um prémio de $1000 aos empregados

Há algum tempo atrás escrevi um pequeno texto sobre a Cultura Google. Quero agora acrescentar que a Google continua a surpreender por ter dado aos seus empregados um aumento de 10%, um prémio de 1000 dólares já com os impostos pagos e ainda aumentos dependentes do mérito. Bondade, reconhecimento, marketing ou estratégia de gestão são algumas das possíveis causas desta decisão. Seja qual for, a Google  lidera no mercado de trabalho.