domingo, fevereiro 22, 2009

Despedimentos para aumentar os enormes lucros

A crise é a palavra de ordem! Patrões e gestores usam-na como um trunfo que deva inibir qualquer julgamento ético ou legal. São aos milhares os despedimentos anunciados constantemente e porquê?

A Microsoft teve uma quebra de 11 por cento nos resultados líquidos obtidos no quarto trimestre de 2008. Esta situação parece suficiente para anunciar 5 mil despedimentos. Contudo, no mesmo quarto trimestre, a Microsoft lucrou 4,170 mil milhões de dólares e obteve receitas na ordem dos 16,63 mil milhões de dólares, mais 70 milhões do que o obtido um ano antes.

A SAP teve lucros de 1,89 mil milhões de euros em 2008. No último trimestre lucrou 850 milhões de euros, mais 13% que no ano anterior. Estes valores astronómicos não são suficientes para evitar que sejam dispensados até ao final do ano mais de 3 mil trabalhadores.

São muitos os exemplos em todos os sectores da nossa economia global, em que os accionistas ditam as regras: lucrar o máximo reduzindo custos, ou melhor, a qualquer custo. E esta crise dá-lhes mais uma desculpa para isso.

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Estudo sobre salários de 2008

A revista Computerworld apresenta um estudo sobre os salários pagos nos EUA durante 2008 em IT. São apresentadas tabelas salariais com valores nas diferentes áreas de especialidade e é disponibilizada uma ferramenta que permite pesquisar sobre estes dados.

A mesma revista apresenta também um estudo sobre satisfação, segurança e stress. Mais de 50% dos trabalhadores estão satisfeitos com o seu trabalho e com o ordenado que auferem. O stress parece ser uma característica forte deste trabalho, tendo 48% dos inquiridos neste estudo indicado que o seu trabalho é stressante ou muito stressante. Outros 37% indicaram que o seu trabalho gera algum stress. Outro factor negativo é que os aumentos no ano anterior foram insignificantes na sua globalidade, apenas acompanhando a inflação.