quarta-feira, janeiro 31, 2007

Proposta de revisão do Estatuto do Bolseiro de Investigação

A ABIC faz o apelo à participação na Assembleia Geral Extraordinária, a realizar sábado, dia 3 de Fevereiro de 2007, pelas 14:00, no Auditório B203 - Edifício II no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em Lisboa. A Assembleia conta com o seguinte ponto único na ordem de trabalhos: Discussão sobre a revisão do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº. 40/2004). Pede-se a todos a leitura atenta, a reflexão ponderada, e a participação com comentários no fórum e, no dia 3 de Fevereiro, na Assembleia Geral Extraordinária, de onde sairá uma proposta definitiva a apresentar ao MCTES e à FCT. A proposta a apresentar pela ABIC está disponível em http://bolseiros.org/pdfs/projectoEPICIC.pdf.

Acta da 1ª reunião do Sindicato dos Informáticos Portugueses

Em Outubro de 2006, foi realizada a 1ª reunião do Sindicato dos Informáticos Portugueses. Divulgo aqui a acta dessa reunião, para que todos os interessados possam tomar conhecimento da ordem de trabalhos e dos assuntos discutidos pelos presentes. A acta pode ser consultada aqui.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Bolseiros de investigação científica ainda não assinaram contratos

Segundo João Ferreira, presidente da ABIC, o atraso na assinatura de contratos — que possibilita o pagamento das bolsas respectivas — sofre todos os anos "algum atraso": "Nunca se começa a receber em Outubro, mês em que se inicia a actividade, e já vinha sendo comum receber-se a primeira vez em Janeiro. Mas este ano, até agora, ainda nem assinámos contrato e não há notícias de quando é que vamos assinar."

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Apresentação na FIL

No dia 4 de Novembro de 2006, o Diário Tecnológico realizou, na FIL, no âmbito do Salão Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (SITIC), uma conferência subordinada ao tema “Recursos Humanos e TICs em Portugal”.

Na qualidade de contribuidor deste blog fiz uma apresentação em que defendi a necessidade da criação de um Sindicatos dos Informáticos em Portugal.

Infelizmente, a conferência não teve muita audiência.

Venho por este meio disponibilizar a apresentação que fiz, para que possa ser consultada por quem não pode estar presente ou, para que seja usada como base no futuro por outros defensores desta iniciativa.

Cumprimentos.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Porque continuamos a perder poder de compra?

O INE confirma uma subida média dos preços de 3,1 por cento mas os aumentos salariais do governo não ultrapassaram 1,5.

Portugal é o país que mais corta a fundo nos salários do Estado desde 2002 nos doze países da Zona Euro. Vozes se levantarão a dizer que é para reduzir o défice! Concordo, mas o défice foi criado por as mesmas pessoas que continuam a gerir o nosso dinheiro displicentemente: "Um total de 25 sociedades que integram o universo empresarial do Estado pagou, em três anos, 5,137 milhões de euros em indemnizações a gestores cujos mandatos foram suspensos antes de terem terminado" .

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Catalunha - Empresa sem condições de segurança recebe multa recorde

Uma sanção de mais de um milhão de euros foi aplicada pelo Governo Regional da Catalunha a uma empresa de construção por esta desrespeitar as medidas indispensáveis à segurança e à saúde dos trabalhadores.
O relatório da inspecção revela que as empresas Brendon Construcciones, Norbella (antes Habitat), FSI, 2004 e Estructuras Gavà, cometeram uma falta grave por terem iniciado uma escavação sem adoptarem as medidas de segurança para evitar possíveis riscos de derrocada ou movimentos de terras.
In Sol, 11.01.2007.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Salário Mínimo Nacional para 2007

Os valores da retribuição mínima mensal foram actualizados através do DL 2/2007, encontrando-se agora em € 403.